OBEDE-EDOM - QUEM FOI?



Ao estudar a famosa passagem que narra a prosperidade de Obede-Edom (2 Samuel 6:10-12 / 1 Crônicas 13:13-14), fiquei curioso em saber mais a respeito da história desse homem de DEUS, e os resultados foram os mais diversos.

Alguns acreditam que ele era Filisteu, baseando-se em diversas questões, como por exemplo o fato de a bíblia relatar que ele era geteu, uma vez que esse era o nome dado a quem havia nascido na cidade de Gate dos Filisteus.

Outros, porém, acreditam que sua origem seja de raiz levítica, mais precisamente coatita, considerando entre diversos argumentos, que Obede-Edom era Geteu, não da cidade de Gate dos Filisteus, mas de Gate-Rimom, cidade dada aos levitas coatitas pela tribo de Dâ por intermédio de Josué  na divisão da terra prometida (Josué 21:23). 

Outra sugestão, que é a que mais se aproxima da verdade ao meu ver, considerando as escrituras sagradas, é que Obede-Edom tenha sido da linhagem levítica, descendente de Merare.

Nesse breve conteúdo, tentarei apresentar argumentos que sugerem que Obede-Edom era de fato levita, “descendente dos Meraritas”.

1°) Vamos identificar, de acordo com a bíblia, alguém com quem Obede-Edom teria algum tipo de parentesco. Vejamos:

Então Davi deixou Asafe e seus parentes diante da arca da aliança do Senhor para ali ministrarem regularmente, de acordo com as prescrições para cada dia. Também deixou Obede-Edom e seus sessenta e oito parentes para ministrarem com eles. Obede-Edom, filho de Jedutum, e também Hosa foram porteiros. 
1 Crônicas 16:37-38

Segundo o versículo 38 do texto acima citado, temos a ideia de que Obede-Edom era filho de Jedutum.

2°) Agora, vamos tentar traçar a dinastia da qual Jedutum, e consequentemente Obede-Edom faziam parte.

Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério.
1 Crônicas 25:1

Para continuarmos esse estudo, é necessário pontuar que, ao que tudo indica, o Jedutum acima citado, era anteriormente chamado de Etã, pois, antes da chegada da Arca a Jerusalém, Etã é relacionado com outros músicos, Hemã e Asafe, ao passo que “Jedutum” é depois usado nessa mesma relação (1Cr 15:17, 19; 25:1). Consideremos ainda que a bíblia não fornece nenhuma linhagem ancestral de Jedutum, mas sim a de Etã (1Cr 6:44-47), por outro lado, também não se menciona descendentes de Etã, mas menciona-se os de Jedutum (1Cr 9:16). A mudança do nome de Etã (que significa “Perseverante; Sempre Fluindo”) para Jedutum (possivelmente duma raiz que significa “elogiar; louvar”) certamente denota uma harmonia com a designação que lhe foi dada por Davi (1Cr 16:41).

Vamos prosseguir no raciocínio de acordo com as escrituras sagradas.

Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías. E os cantores, Hemã, Asafe e Etã, se faziam ouvir com címbalos de metal;
1 Crônicas 15:17 e 19

Por fim, baseemo-nos na descrição bíblica dos antecessores de Jedutum/Etã de origem Levítica, mais precisamente Merarita.

Estes são os que ministravam, junto com seus filhos: Dentre os Meraritas: À esquerda de Hemã, parente dos meraritas, ficava Etã, filho de Quisi, filho de Abdi, filho de Maluque, filho de Hasabias, filho de Amazias, filho de Hilquias, filho de Anzi, filho de Bani, filho de Sêmer, filho de Mali, filho de Musi, filho de Merari, filho de Levi.
1 Crônicas 6:33a; 44 - 47

É baseado nos dois pontos acima que eu acredito ser Obede-Edom um levita, descendente de Merari.


Toda sugestão que confirme ou desabone a conclusão acima será muito bem vinda, afinal, o meu desejo é encontrar as respostas mais precisas em relação aos fatos históricos da bíblia sagrada que possam ser mapeados.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. GRANDE FOI MINHA DUVIDADA TIRADA.E ENTENDI QUE INVENCIONISMO NAO COMBINA COM BIBLIA.

      Excluir
  2. Tb creio que ele era geteu de gate rimon ,seu estudo foi show.

    ResponderExcluir
  3. So ficou uma coisa no ar,que é o fato dele ser geteu,pois se ele era de Merari,como poderia ser geteu,se a terra de Gate -Rimon foi dada aos de Coate?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é nossa religiosidade não dá abertura a entender que desde essa época Deus já escolheu os gentios fiéis a ministrar na Sua presença. Por isso Tiago cita que o Tabernaculo de David ia ser restaurado .

      Excluir
  4. Boa fonte de raciocínio é muito útil e aplicável linhagem e geografia fica algumas questões ainda no ar mas parabéns pelo seu comentário. Pelo contrário de equivocado o que vc disse pode ser dito sem inverter o sentido da mensagem.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu estudo. Encontrei-o ao pesquisar sobre o sexto filho de Jedutum em 1 Cr 25:3. Deus permite essas lacunas pra nos aprofundarmos mais na leitura da Bíblia. Pois a Biblia explica a própria Bíblia. Alguns nomes são diferentes tanto porque são mudados como também no hebraico só tem consoante.
    Fiz as associações dos nomes dos filhos de Asafe, Jedutum e Hemã de 1 Cr 25:1-4 com 25:9-31 pra ver quem era o sexto filho de Jedutum. E sobraram alguns nomes diferentes segundo a versão da Bíblia Almeida revista e atualizada. Se Asarela do versículo 2 é o Jesarela do versículo 14; Zeri do versículo 3 = Izri versículo 11; Uziel e Sebuel do versículo 4 = Azarel versículo 18 e Subael versículo 20. Sobra Simei como o sexto filho de Jedutum. Qual desses é o Obede-Edom: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, Matatias ou Simei? Precisamos continuar esse estudo sob a luz do Espírito Santo. Amém? Jesus é o Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe gostei muito desse estudo

    ResponderExcluir
  7. Oque complica são as mudanças de nomes e descendência

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se Obede Edom já nasceu dá família dê levitas
    Pois um pregador disse que Davi deixou a arca na casa de um forasteiro filisteu Obede Edom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levitas eram descendentes da tribo de Levi exclusivos para determinados ofícios dentre o povo de Israel, não musicos como nas igrejas atuais, ou seja, se pelo relato bíblico Obede Edom era levita, como aponta esse estudo, fica fora de cogitação a possibilidade de ele ser filisteu.

      Excluir